Anvisa divulga medidas para evitar entrada da gripe suína
A doença, chamada de gripe suína, já matou pelo menos 20 pessoas no México
Comente esta notícia!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na sexta-feira que vai intensificar o controle sanitário em portos, aeroportos e fronteiras do Brasil. A medida foi motivada pelo registro de casos de influenza humana no México. A doença, chamada de gripe suína, já matou pelo menos 20 pessoas naquele país. De acordo com a Anvisa, é possível que se trate do surgimento de um novo subtipo de vírus suíno.
Entre as medidas que serão adotadas pela agência nos pontos de entrada do Brasil estão a orientação aos viajantes a caminho ou procedentes do México, a vigilância em casos considerados suspeitos e a inspeção de cargas e bagagens. A Anvisa também deverá orientar e fiscalizar as medidas de limpeza e desinfecção em meios de transporte e nas dependências de portos, aeroportos e fronteiras.
A agência deverá divulgar nos próximos dias uma nota técnica sobre os possíveis riscos de contaminação e medidas complementares de prevenção. O documento está sendo preparado pelo Centro de Informações Estratégicas em Resposta e Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, responsável por emitir pareceres sobre as situações de emergência em saúde pública de importância internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário, duvidas ou sugestões aqui