Os Estados Unidos confirmaram a primeira morte no país de um paciente por causa do novo vírus de gripe suína, que deixou autoridades de saúde de vários países em estado de alerta.
"Uma criança morreu por causa do vírus H1N1", disse a rede de TV americana CNN o diretor em exercício do Centro de Controles de Doenças, Richard Besser.
A vítima é uma criança de 23 meses do Estado do Texas.
Depois do México, onde começou o surto da gripe suína, os Estados Unidos são o país mais atingido pela doença, com 64 casos confirmados.
Na terça-feira, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou estado de emergência na região como medida de precaução, mas afirmou que "não há motivo para alarme".
Pelo menos 11 casos da doença foram confirmados na Califórnia.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, empossou oficialmente Kathleen Sebelius na Secretaria da Saúde, na terça-feira, logo após seu nome ser aprovado pelo Senado. Ela renunciou ao governo do Kansas para assumir a pasta.
Obama afirmou que queria apressar a posse da nova secretária para que ela pudesse tomar as medidas para combater o surto de gripe no país.
"Nós queríamos que ela tomasse posse rapidamente porque temos um desafio de saúde pública que pede atenção imediata", disse Obama na cerimônia.
O presidente dos EUA também pediu, em uma carta aos líderes do Congresso, um montante adicional de US$ 1,5 bilhão para ajudar no combate à gripe suína.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário, duvidas ou sugestões aqui