Gripe suína mortal atinge o México e pode se espalhar
24/04/2009 - 17h10 ( - Agência EFE)
foto: EFE
Há 943 casos "suspeitos" de pacientes doentes hospitalizadosUm foco de gripe suína, que obrigou a suspensão nesta sexta-feira das aulas em todas as escolas e universidades da capital mexicana e do Estado do México, já matou até agora 16 pessoas e há outras 45 que podem estar com a mesma doença, informou o Governo.
O secretário (ministro) de Saúde do México, José Ángel Córdova, disse ao canal "Televisa" que, além disso, há 943 casos "suspeitos" de pacientes doentes hospitalizados e que apresentam sintomas parecidos de infecção nas vias respiratórias.
Segundo a imprensa local, a suspensão das aulas na Cidade do México, onde vivem cerca de 18 milhões de pessoas, e do Estado do México, cuja capital é Toluca, afetará 7,5 milhões de estudantes e 420 mil professores de 30 mil escolas.
O ministro destacou que as autoridades sanitárias do México estão trocando informação com laboratórios do Canadá e de Atlanta, nos Estados Unidos.
Córdova advertiu que "o contágio se dá por contato com outra pessoa doente", embora tenha explicado que "a periculosidade (do vírus) é menor que no caso da gripe aviária".
Por enquanto, para ele, se trata de "casos isolados", mas assegurou que é possível que algumas das medidas tomadas para o Distrito Federal e o Estado do México tenham que ser aplicados "em algum outro estado".
O estado de San Luis Potosí (centro) é a terceira região em que foram detectados mais casos do novo subtipo da cepa H1N1, embora também haja um caso comprovado no estado de Oaxaca, no sul do país.
Neste sentido, destacou que a vigilância epidemiológica será reforçada em todo o país e que a suspensão de aulas no DF e no Estado do México pode se prolongar por vários dias mais na próxima semana.
Os sintomas de gripe suína são febre superior a 39 graus, que se apresenta de maneira repentina, tosse, dor de cabeça intenso, dores musculares e de articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário, duvidas ou sugestões aqui